Checklist de como estruturar sua estratégia digital

A internet possibilitou às pessoas uma série de facilidades que se encaixou perfeitamente à vida moderna. Não é por acaso que e-commerces registraram um crescimento de 7,5% no valor total movimentado no primeiro semestre de 2017.

Por esse e outros tantos motivos é seguro dizer que, para conquistar o mercado atual, as empresas precisam alcançar uma presença digital relevante. Independentemente do tamanho ou do nicho de atuação, o Marketing Digital é capaz dar visibilidade a sua empresa a um custo acessível, dependendo da estratégia.

Mas para conseguir atrair novos clientes e fidelizá-los, é preciso estruturar sua estratégia digital. Diante de consumidores cada vez mais exigentes e informados, surgiram novas formas de se fazer marketing, voltadas para a atração espontânea de clientes por meio de um conteúdo relevante, como acontece no Inbound Marketing, ou “Novo Marketing”.

Com foco principal na jornada de compra do consumidor, o Inbound Marketing é uma estratégia que tem como príncipio: atrair, converter, relacionar, vender, analisar e reter (nesta ordem). Antes de oferecer o seu produto, há um trabalho de “nutrição” do lead, ou seja, o possível consumidor recebe primeiramente informações sobre o produto, que o convencem da sua necessidade.

Para alcançar esse resultado é preciso seguir todas as etapas do “funil de vendas”.

Com o lead “nutrido”, a decisão de compra torna-se muito mais simples. Se você não sabe por onde começar, abaixo listamos um checklist para dar início à sua estratégia digital.

 

1. Defina objetivos

Nesta fase é importante traçar seus objetivos reais, possíveis de serem alcançados. A melhor forma de se fazer isso é pensando em metas de atração, conversão de visitantes em leads e, por fim, conversão de leads em novos clientes.

2. Conheça o seu público

Saber exatamente quem é o seu cliente ajudará a entender como seus produtos ou serviços são úteis para ele – e, com isso, definir a melhor maneira de atraí-lo. Você pode começar elaborando uma pesquisa, incluindo desde perguntas básicas até mais específicas, sobre como ele chegou ao seu produto. É importante oferecer algo em troca dessas informações, como um brinde.

3. Escolha as mídias sociais

As mídias sociais são o seu braço direito na hora de levar ao público os materiais da sua estratégia digital. Sabendo quem é o seu público, fica simples definir as mídias ideais. Além dessas, não deixe de fora do seu planejamento e-mail marketing, site e blog.

4. Crie um plano de ação

Para garantir a eficiência da sua estratégia digital, é preciso traçar um plano de ação voltado para as fases do funil de vendas. Na primeira etapa, a atração de novos visitantes é o foco principal. Para isso, invista na construção de canais digitais atraentes, com conteúdo relevante.

5. Coloque em prática

Já falamos aqui sobre os avanços do marketing digital, e alguns princípios básicos podem te ajudar a colocar sua estratégia em prática.
Produção de conteúdo – é o primeiro passo que torna a sua empresa mais interessante para o público, e ter um blog é a peça central desta estratégia.
Compra mídias – é uma ótima solução quando você ainda não possui o alcance orgânico. Google Adwords ou Facebook Ads são algumas das muitas opções a serem utilizadas.
Otimização de conteúdo para gerar tráfego – porque apenas escrever, não é o bastante. Para o seu conteúdo ficar mais visível no google e mídias sociais, é importante utilizar as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que significa a otimização para mecanismos de busca.  utilize técnicas de SEO.
Oferta relevante – conteúdos interessantes, que façam o público deixar seus dados em troca de e-books, webinars, etc.
Lista de e-mail – o e-mail MKT é um valioso canal de relacionamento com os seus leads. Mas cuidado, ele só funciona quando muito bem planejado.
Nutrição do lead – para tomar a decisão de compra, o seu lead precisa estar nutrido com informações relevantes sobre o seu ramo de atuação. Antes de pensar na compra, ele precisa reconhecer o problema, ou seja, entender que necessita do seu produto/ serviço. Somente aí estará pronto para se tornar um consumidor.
Mídias sociais – utilize para criar uma audiência. Você precisa estar onde o seu público está. Mas lembre-se de que as redes sociais também demandam planejamento.
Abordagem dos leads – defina o perfil daqueles que representam uma boa oportunidade, e encontre maneira de filtrá-los e contactá-los.
Análise – identifique o que está funcionando e o que precisa ser mudado.

6. Acompanhe os resultados e otimize sua estratégia

Além do custo-benefício, outra grande vantagem de se investir em marketing digital é que todas as suas ações podem ser facilmente monitoradas, tornando possível acompanhar o número de visitantes dentro do seu site, quais páginas foram mais acessadas, qual a fonte do tráfego e outros dados importantes.

Esses são os primeiros passos para estruturar sua estratégia digital. A menos que você seja um expert no assunto, com certeza precisará de uma ajuda especializada. Independente do tamanho ou porte da sua empresa, hoje é possível fazer um excelente trabalho de Marketing Digital por um preço que cabe no seu bolso.

Se você entendeu que está na hora de focar no Marketing de Conteúdo, continue acompanhando nossas postagens para entender melhor essa estratégia.

 

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