Como alcançar o seu público na internet?

Não tem como ignorar o público cada vez maior que investe em compras on-line. O potencial vendedor do e-commerce saiu do patamar das projeções e se coloca quase como uma necessidade básica para quem pretende ampliar seu mercado e, consequentemente, suas vendas e lucratividade.

Por outro lado, de que importa saber que seu público consumidor está na internet, se não sabe como chegar exatamente até ele? Afinal, no ambiente on-line a concorrência é bem maior do que a de uma loja física. Como fazer seus produtos aparecerem para quem o procura? Como ganhar a confiança desses futuros clientes? Desvendar esses segredos pode ser o segundo passo para o sucesso do seu comércio eletrônico.

Conheça o comportamento do consumidor

Antes de falarmos como você pode chegar ao seu público na internet, ressaltamos a importância de se conhecer melhor essas pessoas. Afinal, saber qual o comportamento delas facilitará nossa aproximação e, assim, poderemos estruturar uma estratégia de marketing mais assertiva.

Começamos destacando que a forma de vender mudou muito se compararmos com o que se praticava no século 20, em que os meios de comunicação de massa eram as principais vitrines usadas pela publicidade. Atualmente, com a internet encontramos um cenário mais democrático em que todos podem anunciar e falar sobre o que está ali disponível. Isso porque o investimento é menor que o exigido para anúncios em meios tradicionais e o retorno é mensurado com mais facilidade.

Os consumidores estão cercados de informações e opiniões sobre marcas, produtos e tudo o que aparece na rede. Antes de efetivar uma compra, o consumidor busca referências nas redes sociais, grupo de amigos, páginas na internet, vídeos on-line e outros canais que se tornam formadores de opinião. Por isso, sua marca e seus produtos devem estar em todos esses locais e sendo comentados por essas pessoas. Como fazer isso?

Um plano de comunicação que visa atingir seu público na rede deve ter como foco não apenas mostrar o produto, mas também criar um relacionamento, oferecendo conteúdo útil que facilite a vida consumidor ou resolva um problema seu. É nesse momento que se destaca a importância das ações de marketing digital.

Como levar o público para minha loja virtual?

Criar um espaço para o público conhecer o que você tem a oferecer é o primeiro passo para vender na internet. Esse espaço on-line deve ser planejado e executado por quem entende do assunto para evitar desperdício de tempo e dinheiro. Afinal, um site mal-estruturado e sem usabilidade pode fazer você perder vendas.

Só no Brasil são 139 milhões de pessoas conectadas, segundo o estudo Digital in 2017 Global Overview. E o comércio eletrônico conta com 600 mil lojas ativas para atender a todo esse esse público, conforme dados da pesquisa Perfil do E-Commerce Brasileiro 2017.

Com estes números não tem como achar que é só criar uma loja virtual e pronto. Ninguém vai encontrar você se não investir em boas estratégias de marketing digital. É nesse momento que se deve direcionar a atenção para o potencial de ferramentas e técnicas como SEO, AdWords e redes sociais.

A criação de um plano de marketing digital de sucesso não possui uma fórmula pronta. Cada caso merece um estudo detalhado, sendo necessário considerar seus objetivos, o contexto do negócio e as possibilidades que podem ser exploradas na rede.

Aparecer quando procuram por você

Parece simples aparecer quando procuram por um serviço ou produto como o que oferece; mas como a concorrência é enorme, estar nos primeiros resultados não é nada fácil. Por isso, o uso dos links patrocinados tem ganhado cada vez mais espaço. Tratam-se de anúncios pagos criados por meio de palavras-chaves que, quando buscadas, podem ativar o anúncio para aparecer na primeira página de resultados dos buscadores ou em sites parceiros.

A criação de campanhas de links patrocinados podem atender a diferentes objetivos, que vão desde a divulgação da marca até a venda de um produto ou serviço específico. Os resultados dependem da estruturação e da administração de cada ação.

Aparecer primeiro sem pagar

Quando você faz uma pesquisa, vai além da primeira página dos buscadores? Se você faz parte da maioria dos brasileiros, a resposta é NÃO. Usando os links patrocinados você paga para aparecer nas primeiras colocações dos resultados de busca. Já com a aplicação de técnicas de SEO (Search Engine Optimization/Otimização para mecanismos de busca) é possível colocar seu site na primeira página dos buscadores como resultado orgânico.

Tanto os resultados pagos como os orgânicos podem se converter em vendas, pois fazem seu produto aparecer para quem tem interesse direto na compra. Por isso, investir em ambos é uma estratégia importante que não deve ser ignorada.

Como construir um relacionamento e vender?

Além disso de trabalhar com os resultados de buscas, não podemos nos esquecer das redes sociais. Essas ferramentas propiciam uma relação direta com o cliente, por onde consegue manter um diálogo e apresentar seu produto.

A construção da identidade da marca começa no digital. Já se foi a época em que a mídia off gerava altos índices de conversão. Hoje, segundo a eMarketer, mais de 90 milhões de brasileiros acessam redes sociais como Facebook e Instagram diariamente. Então, como lógica de consumo, a sua empresa deve estar onde o público está.

Para isso existem estratégias de fortalecimento da marca, engajamento e interações diretas com o público. Mas, lembre-se: o resultado não é imediato. É essencial um planejamento a curto, médio e longo prazos, para que sua marca tenha uma presença digital e gere empatia com o seu público-alvo.

  • Share post