5 passos para começar a trabalhar com marketing digital

Você sabia que 92,1% das empresas estão presentes nas redes sociais? Se a empresa que você trabalha faz parte dessa estatística mas ainda não apresenta resultados, dê o primeiro passo! Mas como convencê-los a investir em marketing on-line?

Por que investir em marketing digital?

Começando pelas vantagens. As empresas que já trabalham com marketing digital afirmam que os principais benefícios das redes sociais são divulgar a marca, engajar a audiência, aumentar o tráfego no blog/site, ampliar as vendas e o número de clientes.

5 passos para começar a trabalhar com marketing digital

Para começar o marketing em mídias sociais é preciso saber como funciona e quais  habilidades o profissional de marketing deve ter!

1. Saiba o que é presença digital

Antes de escolher todas as redes sociais, estude como as estratégias de marketing on-line funcionam. Pesquise sobre seu nicho de mercado, veja o que as pessoas estão falando. Trace seu público-alvo e descubra onde eles estão. Você pode se surpreender!

2. Escolha o canal de relacionamento mais adequado

Não adianta sair publicando em todas as redes sociais. Antes de começar o gerenciamento de redes sociais, é preciso pensar na estratégia marketing digital! Após ter seu nicho de mercado definido, a próxima pergunta é: onde essas pessoas estão? Pode ser no Facebook e no Instagram, talvez no LinkedIn e Youtube. Sabia que teve marca fazendo marketing de conteúdo até no Tinder? Também é possível anunciar no Waze, Spotify, Gmail e até no Google Play e na Apple Store!

Além de tantas opções de redes sociais, seu público pode encontrar sua empresa através dos buscadores, como o Google e o Bing. Para isso, é preciso de um site para atrair seus clientes!

Faça um planejamento e não hesite em utilizar consultoria de marketing caso for necessário. A sua análise deve abordar o custo de produção da agência de marketing digital e a verba disponível para mídia; além de outros fatores, como criação de site.

3. Marketing de conteúdo: sobre o que sua empresa vai escrever?

Ponto de atenção! Este passo pode ser a diferença entre criar uma boa estratégia de marketing digital ou não. Antes de começar a escrever, defina quem sua marca será, como ela vai falar e se comportar. Será jovem, cheia de gírias, coloquial? Ou falará de um assunto delicado, em que a demonstração de conhecimento por parte da empresa é necessária?

Há muito para se definir entre personas, arquétipos e tons verbais, sendo as empresas de marketing digital as mais indicadas para orientação nesse processo.

4. Tudo pronto? Hora de divulgar seu trabalho!

Após definido o nicho de mercado, realizado um planejamento adequado e com o marketing de conteúdo finalizado, é hora de divulgar todo esse trabalho. Existem diversos tipos de mídia e campanhas, como marketing em mídias sociais em posts do Facebook, Instagram e LinkedIn, divulgação do seu vídeo no YouTube e do seu site no Google; além do que, após a criação de site, ele pode aparecer em diversos parceiros do Google!

5. E qual o resultado final?

Isso é o que o relatório irá mostrar! Os dados são analisados todo fim de mês, quando há cronograma mensal, ou após o término da campanha. O analista responsável pelo gerenciamento de redes sociais irá apresentar todos os resultados e análise sobre o que pode ser melhorado. São analisadas as metas estabelecidas no planejamento, como o alcance e engajamento de sua marca, acessos no site, leads gerados e conversões obtidas, como vendas pela internet, por exemplo.

5 passos para começar a trabalhar com marketing digital

Bônus: agora que você já sabe como começar a trabalhar com marketing digital, precisa se aprofundar cada vez mais! Mesmo que tenha empresas de marketing digital para lhe auxiliar é bom adquirir conhecimentos, por isso os cursos de marketing digital são indicados. O domínio dos termos de marketing digital e o conhecimento dos conceitos são importantes para ler adequadamente os relatórios, além de facilitar o entendimento das estratégias propostas.

Para dar seu primeiro passo rumo ao aprendizado aprofundado do assunto, que tal começar fugindo daquelas verdades absolutas que muita gente fala, mas que só induzem a erros? Reunimos todas no e-book Mitos do Marketing Digital. Basta clicar no botão e baixá-lo.

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