Alianças estratégicas com empresas do ramo digital – é preciso fazer

O mercado e seus consumidores renovam hábitos a todo momento, principalmente quando associamos o contexto às transformações digitais. Estar na internet  já não é o bastante para uma empresa se destacar e vender mais. Entender o comportamento do consumidor e investir em ações estratégicas, sim! Para ter dar os primeiros passos nesse sentido, você pode começar fazendo parcerias com empresas do ramo digital.

Alianças estratégicas com empresas do ramo digital - é preciso fazer

Para ampliar seu mercado e manter sua empresa viva e rentável, você deve saber enxergar as possibilidades que vão além da sua zona de conforto. Para isso, procure olhar através das investidas da concorrência, preocupações com as metas de vendas e alta competitividade. Você deve estar vendo um lugar com espaços limitados onde tudo é muito disputado e os recursos, escassos.

Agora, pense que você saiu dessa situação e se abriu para novos horizontes. É nesse lugar que você pode descobrir um mundo novo, com fontes intermináveis onde você reinará absoluto. Foi difícil imaginar um lugar desses?

A estratégia do oceano azul

Pois é isso que a metodologia de “A Estratégia do Oceano Azul” propõe. Os pesquisadores da Universidade de Harvard, W. Chan Kim e Renée Mauborgne, explicam como criar novos mercados baseados em mais de uma década de estudos, em mais de 30 setores. Na analogia, o mercado é como um grande oceano dividido em duas partes:

Oceano vermelho: todos lutam pela mesma fatia do mercado, existindo duas estratégias de venda: agregar valor ao seu produto subindo o preço, porém diminuindo a demanda; ou oferecer um preço equiparado ou menor e entrar nessa briga, onde o desafio é superar o concorrente.

Oceano azul: a empresa segue um modelo de negócios sem concorrentes e, por isso, consegue oferecer — além de mercadorias diferenciadas — preços melhores. Esse mecanismo permite que a expansão aconteça de forma muito mais rápida.

Para atuar de acordo com a estratégia do oceano azul é fundamental ter uma visão geral sobre todas as possibilidades que ainda não foram exploradas por seu mercado. Quando encontramos períodos de alta competitividade, é preciso ser criativo para gerar força. Nesse momento as alianças se tornam vitais para a saúde do seu negócio.

Como aplicar a estratégia do oceano azul na prática?

Mas como explicar isso na prática? Por exemplo, a HP é uma fabricante de impressora; ou seja, o core business da empresa é criar produtos eletrônicos para impressão. Porém, a marca viu a oportunidade de criar uma parceria com a produção de cartuchos, algo que não é do seu core  business.

Em vez de montar uma fábrica de cartucho, ela fez uma aliança estratégica com uma empresa que fabrica cartuchos, assim não precisou montar um pátio produtivo, uma equipe, comprar máquinas e equipamentos, e todo o aparato que envolve uma fábrica. No ambiente digital, encontramos exemplos deste tipo de aliança com Uber, Airbnb, iFood e diversos outros.

Quando falamos em alianças estratégicas com empresas da área digital é exatamente por isso. Às vezes a empresa não entende da área digital por não ser o seu core business, e é aí que entram as alianças estratégicas com empresas do ramo. Com o apoio de uma equipe especializada, você ganha a segurança de profissionais com know-how e custos menores do que a manutenção de um departamento de marketing na sua empresa, por exemplo.

A Luz Própria vem estabelecendo parcerias com empresas dos mais diversos segmentos e formatos, desde agências mais tradicionais que precisam de apoio com marketing digital, pequenas, médias e grandes empresas e até cooperativas regionais. Tudo para unir forças e somar a expertise on-line com os desafios do mercado atual.

É abrindo a mente para explorar novas possibilidades na gestão empresarial que você conseguirá proteger o seu negócio da crise. Oferecemos gratuitamente uma análise de presença digital. Aceita descobrir como sua empresa é vista na internet? É só clicar, deixar os dados e logo enviaremos um relatório completo.

  • Share post