--> Campanhas de e-mail marketing: A personalização em foco - Luz Própria Blog | Blog Luz Própria

Campanhas de e-mail marketing: A personalização em foco

107 trilhões de mensagens de e-mail. É este o número de mensagens que circularam na internet no ano de 2010. Com tantas mensagens fica difícil se destacar e realizar campanhas de e-mail marketing com resultados eficazes.

Há muito se fala sobre o processo de personalização, que torna a comunicação com o consumidor mais íntima, one-to-one. “A partir do processo inicial de segmentação, em que se identificam os grupos de interesse, é preciso tratar cada usuário de forma diferente e individualizada, trabalhando a segmentação das mensagens de forma personalizada”, afirma Sandra Turchi, coordenadora do curso de Estratégias de Marketing Digital da ESPM.

Segundo a pesquisa do Marketing Sherpa, a personalização de envio de emails nos Estados Unidos são baseadas nos seguintes dados:

  • Nome
  • Local de trabalho
  • Cargo
  • Endereço (pessoal ou profissional)
  • Telefone (pessoal ou profissional)
  • Idade
  • Sexo

Realizar uma campanha personalizada vai além de colocar o nome do destinatário no topo do e-mail. É necessária uma pesquisa que trace os principais hábitos de seu público-alvo. “Atualmente, todos os usuários deixam inúmeros rastros ao navegar na web, que podem ser utilizados para traçar o seu perfil de comportamento”, afirma Marcos Hiller, coordenador do MBA de Gestão de Marca da Trevisan Escola de Negócios.

O que fazer então com estes rastros deixados pelos usuários? Cabe aos profissionais de marketing estudar a melhor abordagem para que a campanha gere resultados. Imagine uma pessoa que procure durante vários dias por uma Tablet e receber uma oferta arrebatadora, como: “Procurando a melhor Tablet? Confira nossa oferta especial para você”.

É importante pontuar que nem sempre os dados comportamentais neste ambiente on-line podem ser levados aos extremos. Por exemplo, nem sempre alguém que freqüenta um barzinho, é um consumidor assiduo de bebidas alcoólicas. Ele pode apenas ir para encontrar-se com os amigos.

Se sua empresa aposta nesta abordagem, atente-se as ações de e-mail marketing para que todos os dados se convertam para uma estratégia eficaz. Aproveite a personalização para aumentar consideravelmente o ROI (Retorno Sobre Investimento) das campanhas de e-mail marketing.

  • Share post

Por Redação Luz Própria

A redação Luz Própria é formado pelas áreas de performance, planejamento, SEO e desenvolvimento.
Todos colaboram para que você tenha um conteúdo especializado e útil.