Como aumentar as vendas da sua indústria com um E-commerce B2B

A indústria é um setor fundamental na economia brasileira. Ela representa 21% do PIB, 70% das exportações e por 34% dos tributos federais.

Como aumentar as vendas da sua indústria com um E-commerce B2B

E com a chegada da tecnologia, o olhar das indústrias está voltado as vendas pela internet, principalmente nos E-commerces (lojas virtuais das empresas). Mas para indústria vender pela internet é preciso ter muita atenção, pois o seu principal público é o b2b, que faz transações entre empresas.

Esse nicho é diferente que o público b2c, voltado ao consumidor final. Isso porque eles compram determinado produto ou serviço com maior apelo racional, ao invés de emocional.

Por isso, a indústria precisa entender como a internet pode ajudá-la a aumentar as vendas. E nesse texto, você vai conhecer dicas para alavancar as vendas da sua empresa em E-commerces b2b.

Vantagens em ter uma loja virtual

Existem várias vantagens em ter uma loja virtual da indústria. Ao começar pelas vendas b2b, que só em 2017, movimentaram 889 bilhões de dólares só nos Estados Unidos.

Na internet, sua indústria terá mais visibilidade, podendo vender seus produtos e serviços em todo país, com disponibilidade 24h por dia e 7 dias por semana.

Isso faz com que a loja encontre os clientes que desejam comprar produtos com total comodidade, pois todos os produtos, preços e condições estão disponíveis na plataforma, podendo fechar negócio rapidamente.

De acordo com pesquisa da Forrester, 93% dos clientes b2b preferem realizar a compra nos canais digitais.

Características do mercado B2B

Além da comodidade, o consumidor busca informações sobre o produto ou serviço antes de realizar a compra e no mercado B2B, isso é ainda mais significativo.

Isso porque os clientes do mercado B2B realizam uma pesquisa profunda sobre o produto antes de fazer a compra. E para 43% dos entrevistados, a internet facilita a obtenção de informações, segundo a Forrester.

Portanto, as informações sobre o produto nos anúncios devem ser de qualidade para atrair esse tipo de leitor. Uma forma de conseguir alcançar esse público é fazer marketing de conteúdo.

O marketing de conteúdo é uma estratégia que funciona por meio da produção de diversos materiais para educar os leitores com informações de qualidade.

Com bons conteúdos nos anúncios dos produtos, sua empresa consegue atrair um público qualificado, que ficará interessado em comprar o produto da sua indústria.

Outra estratégia de vendas em e-commerces industriais é a divulgação em diversos canais digitais, como as redes sociais.

Nessas mídias é possível produzir um conteúdo exclusivo que atraia um público engajado, que vai enxergar a empresa como uma autoridade no assunto.

A razão de investir nessa estratégia é a quantidade de pessoas que estão nas redes sociais. De acordo com pesquisa da Statista, 71% de toda a audiência da internet vem das redes sociais.

Com as redes sociais a indústria consegue captar mais leads qualificados para o seu negócio.

Além das redes sociais, outra importante dica para empresa saber como vender pela internet é investir no relacionamento com o cliente.

Com um bom relacionamento, a empresa consegue entender as necessidades deles, possibilitando abordagens assertivas de venda.

Caso tenha dificuldades em acessar as informações dos leads, use um software de CRM (Customer Relationship Management) para armazenar e analisar todas as informações das pessoas que estão na empresa.

Dessa forma, fica mais fácil a indústria identificar os leads que vão comprar o seu produto/serviço.

Aumente as vendas da sua indústria com E-commerces

Para a indústria aumentar as suas vendas é necessário estar na internet. Isso porque boa parte dos seus clientes estão na rede, devido a comodidade do seu público em pesquisar e comprar produtos e serviços.

Com objetivo de atrair o público b2b para o seu negócio a empresa precisa produzir conteúdos que sejam atraentes, pois esse nicho faz compras de forma racional, pesquisando o produto a fundo antes de fechar o negócio.

E uma das estratégias para atrair esse público é o marketing de conteúdo. Com um conteúdo de qualidade, sua empresa consegue atrair esse consumidor, que ficará interessado em comprar o produto.

Agora, para quem deseja atrair mais público, use as redes sociais. Com conteúdos específicos para essas mídias, sua empresa consegue captar uma grande quantidade de Leads.

E para administrar esses leads, use um CRM. Esse software consegue armazenar e analisar todas as informações dos potenciais clientes, identificando os mais propensos a comprarem o seu produto.

Com essas dicas, sua indústria terá melhores resultados nas vendas em E-commerces, identificando seus principais clientes.

Dessa forma, sua empresa irá aumentar a carteira de clientes e a lucratividade do E-commerce B2B com mais eficiência.

 

Esse artigo foi escrito por Mateus Portela, Assessor de Imprensa do Marketing para Indústria.

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