Como fazer seu e-commerce aparecer no Google

Atrair novas pessoas, principalmente aquelas com potencial de se tornarem consumidoras, é essencial para o sucesso de um e-commerce. A pandemia acelerou a urgência e a necessidade de uma loja ser capaz de vender online, mas como se destacar em um cenário tão competitivo? Com isso em mente, temos um ponto de partida para falar sobre o trabalho de SEO para e-commerce.

 

Como fazer seu e-commerce aparecer no Google

Mas você sabe o que é SEO?

Não me refiro à sigla, que significa Search Engine Optimization, mas a esse processo de otimização, porque é isso que faz toda a diferença. Você sabe como ele funciona?

 

Sempre que uma página é publicada, os robôs do Google fazem uma leitura de todos os elementos presentes no código fonte e a ranqueia entre os resultados de busca. Este ranqueamento é o que define a posição temporária do seu site nos resultados de busca.

 

Temporário, pois a todo momento entra mais e mais conteúdo na internet e também no seu site. É nesse momento que as ações de SEO entram para ajudar uma página a se posicionar melhor que a outra.

 

Assim como você, milhões de pessoas recorrem ao Google procurando por um restaurante, ou por uma loja, ou por um produto específico e o nosso comportamento de busca é imediato: não vamos além dos primeiros resultados de busca para encontrar a resposta que desejamos. Ou seja, se uma marca ou loja virtual estiver bem posicionada, mais chances ela tem de receber o clique e gerar uma venda.

 

A inteligência do algoritmo do Google evoluiu e passou a entender com mais precisão quais sites oferecem uma melhor experiência ao usuário, desde o conteúdo até a navegação.

 

Para uma plataforma de e-commerce, o SEO ajuda a dar maior visibilidade de forma orgânica. Ao contrário das técnicas Google Ads, no SEO você não precisa investir dinheiro, porém os resultados aparecem de médio a longo prazo.

SEO para e-commerce: como vender organicamente

Quando se trata de vendas na internet, os detalhes nas informações do produto e da página são determinantes no processo de decisão do consumidor.

 

É essencial que uma loja virtual tenha boas páginas de produtos, construídas a partir de:

– Descrições didáticas e fáceis de serem compreendidas;
– Benefícios bem exemplificados;
– Ensinar como usar o produto;
– Quais as formas de pagamentos disponíveis;
– Lista completa das informações técnicas;
– Expor as avaliações de quem já comprou;
– Fotos que valorizam cada detalhe do produto.

 

Quando combinamos as necessidades descritas acima com o planejamento SEO, sua empresa se fortalece em competitividade frente aos concorrentes orgânicos e dá largada a um crescimento gradual em números de acessos que pode refletir em vendas.

 

Já pensou em alcançar um faturamento mensal de R$ 180 mil sem investimento em mídia? O SEO tornou esse e muitos outros resultados possíveis aqui na Luz Própria, por isso podemos afirmar com autoridade que e-commerce sem SEO não vende.

 

Mas é importante entender que o SEO é apenas um dos pilares de um e-commerce de sucesso, existem outras estratégias que devem ser aplicadas em conjunto com as técnicas de encontrabilidade. Quer saber quais são? Estamos aqui para te ajudar.

 

  • Share post