Para empreender é preciso sempre aprender. Com as mudanças constantes no marketing, alguns termos podem gerar diferentes interpretações. Reunimos os principais termos e apresentamos a você no nosso Glossário de Comércio Eletrônico/E-commerce. Acesse e veja se conhece todos as palavras que movimentam a mercado das lojas virtuais.
Advertiser – Anunciante.
Advertising – Propaganda.
AdWords – Plataforma do Google onde são feitos anúncios pagos a serem mostrados nos resultados de busca.
After Sales – O pós-venda; processo em que a empresa acompanha e fornece suporte ao consumidor após a compra.
AIDA – “Awareness, Inform the customer, Direct benefit, Action”; processo de conquista da atenção do consumidor, despertando interesse no mesmo para que ele realize certa compra.
Alt Text – Alternative Text; texto usado para descrever uma imagem, auxiliando a ferramenta de pesquisa a entender a busca e oferecer o resultado correto.
Automação de Marketing – Ações de marketing parcial ou totalmente realizadas por ferramentas específicas, com o objetivo de aumentar os resultados.
Autoridade de Página – Importância de determinada página no algoritmo do Google. Variáveis como a qualidade do link building são levadas em conta na hora de alcançar uma boa autoridade.
ASO – App Store Optimization; otimiza os resultados de pesquisas em lojas de aplicativos.
B2B – Business to business (de empresa a empresa); entidades que atuam no ramo de vendas somente para empresas.
B2C – Business to consumer (da empresa ao consumidor); entidades que vendem diretamente ao cliente.
Benchmarking – Comparação entre resultados próprios ou de um concorrente para analisar quais práticas devem ser mantidas ou abolidas, visando um melhor resultado.
Black Hat – Práticas antiéticas de SEO para melhor posicionar sites nos resultados do Google.
Boom – Momento de disparo quanto à procura ou interesse.
Brainstorm – Ação coletiva de busca de soluções criativas e elaborações de ideias.
Brand – Marca ou nome.
Brand Equity – Momento em que é agregado tanto valor ao produto que a marca se torna sinônimo do mesmo.
Brand Image – Valores e posicionamentos da marca perante o mercado; imagem.
Break-even-point – Limite em que um serviço pode ser mantido para não gerar prejuízos. Permite trabalhar sem lucros ou perdas durante situações emergenciais.
Briefing – Instruções em série organizadas para orientar a produção de certa atividade.
Budget – Verba destinada para certo serviço.
CAC – Custo de Aquisição de Cliente; fornece quanto a empresa gastou para conquistar um novo cliente, sendo uma métrica válida para Inbound e Outbound.
Canonical Tag – Transfere a autoridade para uma página quando outra também possui um conteúdo semelhante ao seu.
Case – Relato de uma experiência de sucesso, buscando exemplificar para o cliente a eficácia de certas técnicas.
CEO – Chief Executive Officer; presidente executivo ou diretor-geral da empresa, estando abaixo apenas do proprietário ou presidente da companhia.
Chairman – Presidente do conselho administrativo da empresa.
CMO – Chief Marketing Officer; diretor de marketing da companhia.
CMS – Content Management System; sistema que gerencia conteúdo visando facilitar a produção de conteúdos web, como WordPress.
Conversão – Resultado gerado graças ao CTA; ou seja, o usuário realizou a ação desejada (compra, curtida, visualização, download etc.).
Co-branding – Associação entre marcas para agregar valor dentro de um mercado onde, sozinhas, seriam pequenas potências.
Cold Call – “Ligação fria”; ligação direcionada a indivíduos que ainda não possuíam contato prévio com a empresa, produto ou serviço; tenta vender a quem não demonstrou nenhum sinal de interesse antes do contato.
Cold Mail – “E-mail frio”; possui a mesma métrica que as Cold Calls, porém a ação é realizada via e-mail e apresenta-se um processo mais direto e rápido.
Cookies – Arquivos inseridos no navegador sempre que o usuário acessa a página, podendo armazenar informações como idioma, IP e país — facilitando, assim, a identificação do mesmo em um futuro acesso.
Core Business – Núcleo de atuação da empresa; “coração do negócio”.
CPA – Custo por Ação; custo por ação específica do usuário, como um clique de venda.
CPC – Custo por Clique; valor a ser pago por clique em determinado anúncio.
CPL – Custo por Lead; valor gasto para adquirir um lead.
CR – Conversion Rate (Taxa de Conversão); número de pessoas que completam uma ação desejada dentro do seu site, como o preenchimento de um formulário.
CRM – Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente); tem como objetivo manter uma boa relação entre empresas e clientes através de softwares para gerenciar diferentes atividades, contatos e informações.
CSS – Cascading Style Sheets; estilização de páginas através de cores, fontes, layouts etc.
CTA – Call-To-Action (Chamada para Ação); induzir ou sugerir uma ação ao consumidor. Ex.: clicar em botões e links ou baixar arquivos para mais informações.
CTR – Click Through Rate; mede o número de usuários que migram de uma página a outra do site.
Display do Google – Rede de sites onde são exibidos anúncios do Google AdWords.
Domínio – Endereço principal do site.
Display do Google – Rede de sites onde são exibidos anúncios do Google AdWords.
E-book – Livros ou manuais eletrônicos que podem ser acessados em qualquer plataforma digital. Ficam disponíveis para download com a intenção de fornecer informações mais completas.
Edge Rank – Algoritmo do Facebook que avalia a relevância das postagens.
Endomarketing – Marketing interno que objetiva motivar a produtividade e o bem-estar de seus funcionários.
Erro 404 – Página de erro quando o servidor não encontra o endereço solicitado.
Fee – Valor dos honorários fixos, estipulado entre agência e cliente.
Feedback – Retorno sobre determinada prática após sua análise, podendo apresentar novas sugestões do que deve ou não ser feito.
Floor Pricing – Preço mínimo; visa atrair clientes que procuram por valores baixos.
Follow-up – Acompanhar as ações de marketing que estão sendo realizadas.
Freelancer – Profissional que presta serviço sem vínculo contratual; realiza trabalhos esporádicos.
Funil de Vendas – Processo pelo qual o consumidor passará até realizar uma conversão. Dividido em 3 etapas:
- ToFu (Top of Funnel): ações, materiais ou campanhas que funcionam como porta de entrada para a futura conversão.
- MoFu (Middle of Funnel): conteúdo mais abrangente que busca deixar o “lead” mais inteirado sobre o tema em questão.
- BoFu (Bottom of Funnel): materiais finais que vão convencer ou não o “lead” a consumir seu produto ou serviço.
GA – Google Analytics; ferramenta do Google que dispõe várias estatísticas sobre o tráfego do site.
Google Hummingbird, Panda e Penguin – Algoritmos do Google constantemente atualizados para melhorar resultados de busca e indexação das páginas, onde:
- Google Hummingbird: raqueia páginas através de sinônimos, localização, pesquisas prévias e contextos.
- Google Panda: analisa a qualidade dos conteúdos, penalizando páginas que estão apenas interessadas no clique.
- Google Penguin: prioriza o link building e inibe práticas de black hat.
Gross Rating Point – Audiência total de uma campanha ou anúncio.
Growth Hacking – Técnica focada exclusivamente em acelerar o crescimento através da aquisição de clientes.
Guest Post – Conteúdo produzido por convidado.
Hard Bounce – Falha no envio de e-mails por motivos permanentes. Ex.: endereço inexistente.
Heading Tags – Tags que apresentam títulos e subtítulos das páginas, tendo a H1 maior importância — já que é um dos principais itens analisados pelo crawler do Google.
Heavy Users – Consumidores fiéis; aqueles que realizam uso constante de determinado produto e/ou serviço.
Hiperlink – Conteúdo que leva a outro conteúdo ou página, podendo aparecer em formato de texto, imagem, objeto etc.
Holding – Companhia que apresenta grande parte de seu capital formado pelas ações de outra empresa.
HTML – HyperText Markup Language; linguagem usada por programadores para construir páginas web.
Inbound Marketing – Mecanismo inicial de Marketing Digital que busca atrair o cliente à empresa ou ao produto. Ex.: mídias sociais, blogs e sites.
Inbound Sales – Processo de venda realizado de dentro da empresa — sem deslocamento físico — através de certo canal de atendimento, como telefone, e-mail, WhatsApp etc.
Key Account – Conta-chave; cliente-chave; quem recebe atenção especial durante certa ação por ser prioritário.
Key Prospects – Clientes com grandes chances de se tornarem efetivos.
Keyword – Palavra-chave que identifica o assunto principal do texto, usado em estratégias SEO para melhorar o ranqueamento de resultados.
Know-how – Traduzindo, “saber como”; usado para designar um grupo de conhecimentos específicos sobre determinada área ou assunto.
KPI – Key Performance Indicators; métricas usadas para medir o progresso de ações digitais, analisando a efetividade das mesmas para alcançar o objetivo em questão.
Landing Page – Página de aterrissagem vinculada a certa ação de marketing, visando uma compra ou curtida, por exemplo.
Leads – Usuários que demonstram interesse em sua empresa, serviço ou produto de modo geral, normalmente motivados a realizarem uma conversão.
Lead Scoring – Pontuação dos leads que determina a importância ou a qualidade dos mesmos; define quais são qualificados ou não.
Light User – Oposto ao Heavy User, faz uso esporádico de certo produto ou serviço; mesmo sendo “menos presente”, não deve ficar fora das estratégias.
Link Building – Prática que visa conquistar links que aterrissam em sua página. Os melhores resultados vêm de processos naturais e relevantes.
Links Patrocinados – Anúncios pagos a serem veiculados nos mecanismos de busca ou em redes sociais, tendo sua relevância baseada nas palavras-chave utilizadas.
Long Tail Keyword – Grande número de termos e expressões vinculados com o intuito de melhorar o ranqueamento de buscas daquele material.
LTV – Lifetime Value; valor referente ao tempo do cliente gasto com a empresa.
Mailing List – Lista de e-mails conquistada normalmente através da captação de leads.
Market Growth Rate – Taxa de crescimento do mercado por ano.
Market Share – Grau de participação de uma entidade em certo segmento ou mercado; ilustra a força da empresa em um contexto específico.
Meta-Description – Descrição básica sobre o site exibida na ferramenta de busca.
Micromarketing – Estratégias de marketing traçadas para atingir público bem segmentado ou amostras específicas do mercado.
Mobile – Nome atribuído aos dispositivos móveis no mundo do marketing digital.
MRR – Monthly Recurring Revenue; valor que a agência ou empresa recebe do cliente mensalmente.
No follow – Parâmetro que indica às ferramentas de busca quais links não rastrear.
Nutrição de Leads – Envio de conteúdos aos leads para otimizá-los nas próximas etapas da venda.
Off-Page – Elementos externos ao site que influenciam no posicionamento.
On-Page – Elementos presentes no site que influenciam nos resultados.
Opt-in – Autorização via formulário para receber informações por e-mail, permitindo contato do site através dessa mídia.
Opt-in Duplo – Autorização para o envio de mensagens a uma lista de e-mails.
Overall Cost Leadership – Distribuição dos custos de produção, visando mantê-los baixos para liderar certo segmento.
Outbound Marketing – Sobrepõe-se ao Inbound Marketing; utiliza práticas de marketing tradicional, como comerciais de TV e rádio, podendo também usar ferramentas digitais como links patrocinados e cold e-mails.
Pagamento Social – Oferta oferecida a usuários que realizam postagens em redes sociais com o intuito de divulgar a marca. Ex.: cupons de desconto.
Page Title – Título da página; elemento mais caro ao SEO, já que funciona como um dos itens mais importantes para as ferramentas de busca analisarem na hora da busca.
Pagerank – Escala construída pelo Google que mede a autoridade de um site, baseada em estrutura, pageviews, links, rejeições e conteúdos.
Plataforma de E-commerce – Sistema que permite criar e gerenciar a loja virtual. A plataforma de comércio eletrônico permite gerenciar estoque, pedidos, pagamentos, relatórios e todos funcionamento do e-commerce.
A Luz Própria é certificada VTEX e parceira da Xtech Commerce e Bring Commerce.
Press Release – Material distribuído a empresas. Tem como objetivo conquistar autoridade nas mídias em que ainda não está inserido.
Prospect – Consumidor prospectado que pode se tornar seu cliente.
Publisher – Quem gerencia ou publica anúncios.
PV – Page View; visualizações de determinada página.
Reach – Cobertura ou alcance de certa ação de marketing.
Redirect 301 – Redirecionamento que realiza a transferência da autoridade da página redirecionada à página destino.
Retargeting/Remarketing – Disparo de anúncios através do uso de cookies; realizado após o acesso em determinado site, sendo feito em outras páginas com o intuito de impactar o público.
Revenue Share – Conceito usado por quem publica suas campanhas através de terceiros; acordo que estipula a porcentagem de ganho entre a página que publicou o anúncio e o anunciante.
ROI – Return on Investment; retorno de capital sobre a verba investida.
Sampling – Amostras de produtos, serviços ou conteúdos distribuídos para realizar testes de aprovação ou conquistar novos clientes.
SaaS – A tradução de SaaS (Software as a Service) é Software como serviço. Você paga pelo aluguel. A maioria das plataformas de comércio eletrônico tem esse modelo de cobrança, algumas além do aluguel cobram comissão.
Segmentação de Leads – Divisão de leads realizada por critérios, possibilitando o uso de diferentes técnicas para alcançar várias formas de lead.
SEO – Search Engine Optmization; otimiza os resultados nas ferramentas de busca, melhorando o posicionamento de determinada página nas pesquisas do Google.
SERP – Search Engine Results Page; termo usado para páginas de resultado em mecanismos de busca.
Sitemap – Mapa com todas as páginas do site em questão.
Social Proof – Transmissão da opinião do público para agregar credibilidade.
Soft Bounce – Falha temporária na entrega de e-mail em decorrência à caixa de entrada cheia.
Squeeze Page – Landing page especializada em captar e-mails.
Staff – Equipe de apoio responsável por um projeto.
Switchers – Indivíduos que consomem frequentemente um produto mesmo não sendo fiéis a marca nenhuma.
SWOT – Ferramenta utilizada na etapa de planejamento estratégico de determinado negócio, buscando encontrar:
- Strengths (Forças): vantagens da empresa sobre seus concorrentes.
- Weaknesses (Fraquezas): desvantagens perante a concorrência.
- Opportunities (Oportunidades): oportunidades competitivas entre empresas.
- Threats (Ameaças): ameaças externas e internas que podem comprometer a entidade no futuro.
Target – Alvo de determinada ação de marketing, podendo ser um grupo de pessoas, metas ou objetivos.
Testes A/B – Testes que avaliam duas estratégias diferentes, determinando qual a melhor opção a ser mantida.
Top of Mind – Serviço, produto ou marca sempre presente na mente das pessoas.
Tráfego Orgânico – Proveniente de buscas realizadas em mecanismos de busca, dispensando o uso de links patrocinados ou anúncios; prova a eficácia de suas palavras-chave.
Visitante Único – Usuário identificado por cookies; permite analisar quantas pessoas acessaram o site.
Webinar – Vídeo disponibilizado ao público de maneira paga ou gratuita, como palestras e videoaulas.
Web Analytics – Coleta de dados de navegação com o objetivo de entender o comportamento dos usuários.
Whitepaper – Guia para resolver determinado problema de maneira concisa, auxiliando na superação de alguma dificuldade.