É fato que o uso das redes sociais crescem a cada dia mais. A internet se torna a cada dia algo mais natural na vida das pessoas. Para ter uma idéia, aproximadamente 66% dos usuários brasileiros que têm entre 18 e os 34 anos, acessam diariamente essa rede para poder se comunicar com usuários do mundo todo.
A rede social Facebook já ultrapassou os 13 milhões de usuários no Brasil, mas por incrível que pareça o Orkut continua liderando e sendo o mais popular por aqui. Já em outros países nota-se que o Facebook já atingiu a liderança.
“No Brasil, o Orkut é ainda o campeão em número de visitantes únicos (32,41 milhões em fevereiro/2011) mas cresceu apenas 2,85% em seis meses, enquanto o Facebook experimentou por aqui estrondosos 65,7% de crescimento — 45,5% apenas nos dois primeiros meses de janeiro deste ano.”
Hoje o Brasil figura como o 12º a nível mundial em número de usuários no Facebook, sendo que há seis meses, o número de usuários era apenas de 6 milhões. Então podemos notar que a rede social Facebook representa uma ameaça real ao Orkut. De acordo com um estudo do Ibope, o Orkut é utilizado por mais de 70 por cento dos usuários da internet brasileiros.
Como podemos ver a utilização da internet está tão concentrada nas redes sociais que empresas brasileiras aproveitam a chance para ficarem mais próximas desses consumidores.
“Empresas brasileiras devem aproveitar esse apetite nacional pela internet, prestando atenção em algumas tendências ligadas ao consumo.
Essas tendências em Marketing Digital são:
1- Mobile + social + local: Devido a muitos motivos os aplicativos facilitarão a comunicação e a integração com as redes sociais, a busca por informações locais e etc.
2- As pessoas escolherão o conteúdo que querem consumir: hoje temos uma quantidade imensa de informações, então as empresas terão que aumentar o foco, ou seja, para o usuário ter a capacidade de selecionar o que interessa dentro de um mar de conteúdos gerados por qualquer pessoa.
3- Tecnologia = pessoas + conectividade: hoje todos querem estar conectados 24h por dia e, os recursos que temos hoje para facilitar isso, são muitos. O que leva um compartilhamento/interação muito mais intensos.
4- As empresas se preocuparão mais com o feedback social e o consumo de nicho: As pessoas buscam comunicação, conexão, entretenimento e educação/cooperação. Então as redes sociais de nicho(segmentadas) sobre temas específicos, tendem a prosperar porque reúnem todos esses elementos.
Tudo isso leva as empresas hoje a reforçar sua presença e estar a cada dia mais próximas de seus consumidores nas mídias sociais.