Marketing digital como diferencial competitivo

As mudanças no mercado de consumo e nos modelos de negócios exigem uma adequação das estratégias de venda. Diferentemente do que acontecia no século 20, hoje o público recebe informações de diversos canais e vai atrás de referências sobre as marcas e seus concorrentes. Seu consumidor está mais ativo e crítico. Nessa batalha, vence quem estiver mais presente na vida dele e oferecer mais benefícios. Como fazer isso? Veja no vídeo abaixo, produzido pela network Isobar, a diferença do marketing do século XX e do século XXI.

Viu como o comportamento do consumidor está diferente e como isso fez com que tudo mudasse no processo de venda? Entender esse mecanismo e saber usar as ferramentas certas para chegar ao público fará sua empresa se manter num mercado competitivo como o atual.

O consumidor está cada vez mais comprando na internet. Se por um lado isso é bom por ajudar você a ampliar o mercado, também é desafiador se considerar que sua concorrência irá se multiplicar. Para ter destaque nesse cenário, você precisará contar algumas estratégias de marketing digital.

Como chegar ao seu público consumidor?

Atualmente são 139 milhões de pessoas conectadas no Brasil, de acordo com o estudo Digital in 2017 Global Overview. Estar na internet é ter a possibilidade de vender para todo esse público, certo? Sim!

Mas fazer a sua marca chegar a quem tem interesse por seu produto ou serviço pode ser um pouco complicado se considerar que, no mesmo ano de 2017, uma pesquisa encomendada pela PayPal no BigData Cor registrou mais de 600 mil lojas virtuais no Brasil. É nesse contexto que entra o marketing digital como diferencial competitivo.

No marketing digital, o novo comportamento do consumidor é considerado na estruturação de estratégias de segmentação que permitam conversar com um público muito específico, pessoas que realmente possam se interessar pelo seu produto ou serviço. Seu investimento não é desperdiçado aparecendo para qualquer um na rede, pois todas as ações são direcionadas e intencionadas.

Como convencer as pessoas a comprarem em sua loja virtual?

Além de atrair um cliente para sua loja virtual, o marketing digital também permite criar um relacionamento com ele. Isso acontece quando sua marca é assertiva e oferece exatamente o que ele procura, que nem sempre é uma mercadoria sua. O relacionamento acontece no momento em que você ajuda essa pessoa com conteúdo útil.

Para fazer isso, é fundamental traçar o perfil do seu consumidor e usar os meios que o marketing digital oferece. Um atendimento nas redes sociais, mensagens no WhatsApp ou uma postagem em blog que esclareça uma dúvida recorrente dos consumidores, por exemplo, estão entre as possibilidades de comunicação efetiva com seus possíveis clientes.

O relacionamento constante pode melhorar a experiência pós-venda, permitindo aumentar a fidelização de clientes, fazendo com que fiquem satisfeitos e voltem a comprar futuramente ou mesmo que façam uma divulgação positiva do negócio.

Como o marketing digital dá autoridade à marca?

Quando se tem uma estratégia criativa e bem-desenvolvida, constantemente aprimorada e alimentada com novos conteúdos, as chances de se tornar uma autoridade no segmento são altas.

Com a produção de conteúdo útil, sua empresa pode se transformar em referência no setor, sendo lembrada por seus clientes, formadores de opinião, veículos de comunicação e até mesmo concorrentes.

 

 

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