Marketing digital como estratégia para gerar receita

Quais estratégias você usa para vender? Estar na internet é fundamental. Mas, não é o bastante. Ainda que boa parte das empresas não tenha se atentado ao potencial do ambiente digital, a concorrência é gigante e para gerar receita, você deverá contar com ações estratégicas de marketing digital.

 

Quer saber onde entra o marketing digital em seu plano de negócios? Mesmo que sua marca não produza conteúdo na internet, é possível que as pessoas estejam falando sobre ela. Antes de comprar, os consumidores pesquisam, perguntam para familiares e pedem a opinião de seus amigos e até de desconhecidos nas redes sociais. Sua reputação é fundamental para gerar a conversão.

Mas se você não tem uma presença digital sólida e não consegue monitorar o que falam sobre sua marca, então vai perder oportunidades de ouro para vender e pode ter sua empresa manchada na primeira crise.

A transformação digital no varejo requer atenção constante. Hoje, os clientes não se relacionam com canais, mas com marcas que oferecem algo útil em troca de sua atenção. E mesmo assim, transitam entre diferentes canais comparando e buscando a melhor opção disponível.

Inovações podem levar sua empresa à necessidade de rever e aperfeiçoar permanentemente seus processos, evoluir o seu modelo de negócio e aumentar sua receita. Por isso, esteja sempre preparado e disposto a analisar as possibilidades a sua volta.

O varejo avança a cada dia em busca da adequação ao novo cenário que as transformações digitais apresenta. Em meio a tantas opções, é fundamental gerar e qualificar as oportunidades, sempre considerando as mudanças de comportamento do consumidor e observando quais as melhores estratégias de marketing digital para o seu negócios especificamente.

Para isso, procure conhecer todas as estratégias que estão a sua disposição e saiba qualificar qual abre uma oportunidade de retorno maior à sua empresa.

1. Encontrabilidade: apareça para quem quer comprar

Quantas empresas vendem a mesma mercadoria ou serviço que você? A concorrência que já é grande fora da internet, é ainda maior dentro dela. Driblá-la deve ser a primeira preocupação da sua marca ao investir no online.

Trabalhar a encontrabilidade do site ajuda a melhorar o posicionamento dele nos resultados de busca. Técnicas de SEO e campanhas de links patrocinados colocarão sua empresa em evidência para quem busca por ela, aumentando assim as chances de conversão.

Os cuidados com a encontrabilidade devem começar na construção do site, por isso ao ingressar na internet, é fundamental contar com uma equipe que desenvolva uma estratégia de ação completa para sua empresa.

2. Marketing de conteúdo: desenvolver conteúdo relevante

O marketing de conteúdo é um aliado importante tanto para a encontrabilidade do site quanto para construção de relacionamento com possíveis clientes. Este meio de atração tem infinitas possibilidades e pode ser desenvolvido em diferente canais, com diversos formatos e voltado a objetivos pré definidos:

      • Comunicação da loja virtual
      • Descrição de produtos ou de seções
      • Blog
      • E-mail Marketing
      • Redes Sociais

Para aproveitar o conteúdo, é importante também diversificar a forma de apresentar, com  texto, vídeo, imagem, infográfico, entre outros formatos. Todo o conteúdo deve ser atrativo e sempre desenvolvido de acordo com o campo semântico de seus produtos e de seu tipo de comércio eletrônico.

É vital que todo este conteúdo esteja alinhado com técnicas de SEO, assim, você o aproveita também  para o melhor ranqueamento orgânico nos buscadores, como citamos acima.

3. Mídias sociais: uma venda começa no relacionamento

Não basta criar uma página no Facebook, se não traçar estratégias de presença nas redes sociais. Muitas lojas virtuais estão presentes nas redes sociais mas não realizam um trabalho estratégico para isso.

Você pode estar desperdiçando oportunidades neste segmento, produzindo conteúdo fora da linguagem do seu target, falhando no atendimento ao consumidor e até mesmo na gestão de conteúdo.

Com as redes, você pode traçar um canal direto com seu cliente e aproveitar os feedbacks para os próximos passos do seu negócio.

4. E-mail marketing: você não vende se não estiver presente

Com custo extremamente baixo, este canal pode ser um ótimo contato com o seu consumidor, desde que seja utilizado de forma personalizada e atrativa. Segmente sua base para oferecer opções de acordo com as preferências do histórico do cliente.

É fundamental que o mailing de clientes seja construído de forma inteligente e segmentada, já que o usuário já teve experiência com a marca.

Como essas ações geram receita?

Para vender na internet é preciso se destacar entre seus concorrentes. Essa missão é possível se conhecer detalhadamente os meios, consumidores, estratégias que destacamos acima e muitas outras que o marketing digital apresenta.

Conhecer o potencial da sua marca na internet irá ajudá-lo a identificar quais ações são necessárias para alcançar seu objetivo, por isso preparamos um teste de diagnóstico que apresentará qual o nível de atuação da sua empresa no ambiente digital e o que ainda falta ser feito.

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