--> Melhor plataforma de e-commerce para quem está começando - Luz Própria Blog | Blog Luz Própria

Melhor plataforma de e-commerce para quem está começando

Criar uma loja virtual vem sendo uma das corridas mais necessárias dos últimos meses. E este processo começa com a escolha de uma plataforma de e-commerce. Existem muitas opções, e eleger a melhor para o seu objetivo é fundamental, apenas assim evitam-se problemas que possam comprometer o faturamento do seu negócio.

Melhor plataforma de e-commerce para quem está começando

O que são plataformas de e-commerce?

As plataformas de e-commerce oferecem a base estrutural para a criação de lojas virtuais, ou seja: além da hospedagem dos produtos, elas possuem o sistema operacional pronto, muitas vezes automatizado, sendo necessário o lojista apenas cadastrar e fazer o gerenciamento do que pretende vender.

Entretanto os serviços destas plataformas vão além e, para escolher, você deve considerar as particularidades do seu negócio e tipos de operação que seriam úteis a médio e longo prazo.

O ideal para quem quer começar a digitalizar suas vendas é buscar uma plataforma de e-commerce de entrada de mercado.

Tipos de plataforma de e-commerce

Existem diferentes caminhos para você criar uma loja virtual, sendo diferenciadas pelo sistema operacional, licenças de uso, mecanismos de gerenciamento, funcionalidades e processo de instalação. O custo-benefício de cada uma depende das necessidades do seu negócio e disponibilidade de mão de obra especializada — veja o porquê conhecendo os tipos de plataformas de e-commerce.

Plataforma open source

A criação de loja virtual com base na plataforma open source usa um código aberto gratuito. Apesar de tratar-se de uma estrutura livre, a instalação pode ser mais demorada e ter um custo mais elevado, pois é necessário o trabalho de um desenvolvedor. Por outro lado, esse sistema é altamente customizável, sendo possível criar funcionalidades específicas para sua loja virtual.

Os sistemas de open source mais usados para criação de comércio eletrônico são Magento e WordPress. Neste segundo caso, para que o site tenha as funcionalidades de uma loja virtual, é necessária a instalação de um plugin.

Plataformas próprias

Existem as plataformas que são criadas do zero, sem partir de qualquer tipo de apoio como no caso do open source. Nestes casos, é necessário o trabalho de uma equipe de TI, que ficará responsável tanto pelo desenvolvimento como pela administração do e-commerce.

Não existe custo de aquisição, mas exige o trabalho de manutenção, que deve feito por profissionais qualificados, e isso pode envolver um valor maior que nos demais tipos de plataforma.

Antes de optar pelo desenvolvimento de plataformas próprias, é importante considerar que este passo exige uma evolução muito grande no processo de conhecimento, que abrange desde questões técnicas de logística até conhecimento aplicado sobre a estrutura de programação. Ou seja, sua empresa precisará contar com um departamento próprio de tecnologia da informação para a criação, atualização e gestão da plataforma.

Por isso esta opção é indicada apenas para alguns tipos de empresa, em que o alto faturamento não compensa a sustentação de uma plataforma alugada.

Plataforma proprietária

A plataforma proprietária permite o desenvolvimento de uma loja virtual por meio do uso de um código-fonte criado por terceiros. Nesse tipo de e-commerce, o lojista paga uma licença de uso e deve ter assistência de equipe especializada para criação de layout e implantação.

Apesar de ser uma opção customizável, existem algumas alterações que devem ser analisadas pelo desenvolvedor proprietário do código.

Plataforma de e-commerce SaaS

Software as a Service, ou apenas plataforma SaaS, é uma plataforma bastante popular entre os lojistas, pois foi desenvolvida para quem não quer trabalhar com tecnologia da informação de forma avançada. Trata-se de um software de código-fonte terceirizado — isso significa que você aluga o sistema pagando por ele mensalmente.

Essa é uma ótima alternativa para quem busca uma plataforma de rápida implantação e gerenciamento fácil. Existem diferentes alternativas no mercado que oferecem esse tipo de sistema, que pode ser aplicado em lojas virtuais de pequeno, médio e grande portes.

Aqui, na Luz Própria, nós temos parceira com as melhores opções para atender desde quem está começando a vender pela internet até quem precisa expandir sua loja virtual.

Quais as melhores plataformas de e-commerce?

Existem diversas plataformas que se enquadram nos segmentos destacados, por isso, além de escolher o tipo, você deve saber identificar qual a melhor opção entre as que estão no mercado. Destacamos algumas que oferecem ótimo custo-benefício e são perfeitas para atender às necessidade de diferentes perfis de lojistas.

Tray Tecnologia

A Tray Tecnologia é um exemplo de plataforma SaaS que se destaca por oferecer estabilidade e serviços importantes, como frete fácil, e-mail marketing, chat on-line, sistema responsivo, certificado de segurança, integração com os principais marketplaces do mercado e mais de 200 funcionalidades para montar uma loja virtual completa.

A plataforma disponibiliza um pacote de ferramentas com foco na conversão e diversas opções de layout para construção da loja virtual. Há ainda a possibilidade de personalização com temas exclusivos, pois pode-se fazer a gestão do front end.

Além disso, a plataforma Tray possui a Tray Corp, que é uma opção para e-commerces de grande porte. Nesta modalidade, é possível trabalhar com uma operação omnichannel e se tornar um marketplace.

Plataforma VTEX

A VTEX é uma das referências quando o assunto são plataformas de e-commerce em sistema SaaS. Além de oferecer uma estrutura completa e em constante aprimoramento, conta com diversas funcionalidades que ajudam a otimizar o processo de venda, facilitando a experiência do usuário, resultando em conversões.

A VTEX possui integração nativa com marketplace, incorporação de meios de pagamento, frete, área para configuração de SEO, newsletters, cupom de desconto, compre junto e outros mecanismos com arquitetura de programação pronta para ativação.

A plataforma é indicada para médias e grandes empresas que já vendem ou desejam vender na internet. Sua estrutura oferece garantia de estabilidade mesmo em situações de grande tráfego, como a black friday, e o lojista não precisa se preocupar com a capacidade de expansão da loja, pois o sistema é preparado para crescer na medida da sua necessidade.

A VTEX está presente em 16 países com lojas como Walmart, Disney, Sony, O Boticário e Coca-Cola.

Para ter sua loja funcionando neste sistema, é preciso contar com uma agência certificada que tenha experiência na plataforma e possa oferecer soluções que melhor se encaixam às necessidades da sua empresa. A Luz Própria possui equipe certificada e é uma agência indicada pela VTEX para gerenciar o projeto da sua loja virtual.

Dooca

A Dooca é um tipo de plataforma de comércio eletrônico que atende ao sistema SaaS, ou seja, o lojista faz um aluguel para ter acesso aos serviços. Suas funcionalidades são compatíveis com a maior parte das necessidades de pequenos lojistas, além disso, trata-se de uma plataforma que demanda um investimento mais acessível.

A contratação é feita por meio de planos que incluem funcionalidades específicas. Por isso, ao escolher, é importante saber analisar quais as necessidades da sua empresa e o custo-benefício de cada pacote.

Na plataforma de e-commerce Dooca é possível fazer melhorias SEO, criar hotsites, fazer integrações com ERP e marketplaces e gerenciar ações de marketing

Plataforma Nuvem Shop

A Nuvem Shop é uma plataforma de e-commerce que segue o sistema SaaS, sendo sua contratação condicionada ao pagamento de uma taxa mensal. A estrutura possibilita a integração com marketplaces, o que permite que sua loja venda em grandes e-commerces.

A Nuvem Shop é uma plataforma de loja virtual customizável que possui múltiplos meios de pagamento, integração e convênios de frete e permite o gerenciamento de ações de marketing.

Trata-se de uma boa opção para lojistas que estão começando a vender na internet por oferecer ótimo custo-benefício. O valor de contratação é acessível e as funcionalidades atendem bem às necessidades deste público.

Somos certificados

A Luz Própria é uma agência certificada VTEX, Tray e Nuvem Shop e parceira Dooca. Isso significa que passamos por treinamentos e provas que nos qualificam para implantação da sua loja virtual de forma profissional.

Como avaliar uma plataforma de loja virtual?

Antes de contratar uma plataforma, procure entender as necessidades da sua empresa e tenha bem claro quais são os planos futuros. Ao criar uma loja virtual, você precisa considerar que a estrutura dela deve ser flexível e comportar o crescimento do público atendido atualmente por seu comércio, pois certamente crescerá na internet.

Para ajudar lojistas que querem começar a vender agora na internet, nós temos o Programa 1º E-Commerce. Ele possui um cronograma de treinamento e etapas de implantação da sua loja para que ao fim do processo você esteja preparado para a gestão da sua loja virtual, que será entregue pronta para vender.

Se quiser saber mais sobre o Programa 1º E-Commerce, nos chame para uma conversa. Criamos uma proposta sob medida para você!

  • Share post

Por Redação Luz Própria

A redação Luz Própria é formado pelas áreas de performance, planejamento, SEO e desenvolvimento.
Todos colaboram para que você tenha um conteúdo especializado e útil.