--> QR Code: Mais simples do que você imagina - Luz Própria Blog | Blog Luz Própria

QR Code: Mais simples do que você imagina

Uma novidade cada vez mais utilizada nas campanhas publicitárias é o QR Code. Para quem não sabe o que é, trata-se de um código de barras em 2D que pode ser decifrado pela maioria dos celulares de hoje em dia. Basta ter uma câmera e acesso a internet e um aplicativo que leia este tipo de código. Após a leitura do código, o QR Code se transforma em texto, fotos, links ou até mesmo aplicativos.

A princípio, ele foi desenvolvido com foco na indústria automobilística, em 1994 pela empresa japonesa Denso-Wave. A principal função era deixar o processo mais eficiente, deixando as informações mais rápidas e eficientes de serem lidas, daí nasceu a origem do seu nome:

QR Code: “Q” + “R” Quick Response ou, em português, “Resposta Rápida”.
Você deve estar falando, ta entendi o que significa, mas o que vai mudar na minha vida? É simples, o QR Code é uma ótima oportunidade de interação com os consumidores, imagina que complicado seria colocar em um anúncio publicitário um link enorme para a pessoa digitar. Com o QR Code, basta tirar a foto e o celular direciona para o conteúdo.

Quer conhecer uns cases bacanas? Olha só que sacada genial:

Supermercado Tesco


A empresa queria aumentar suas vendas, mas não tinha capacidade suficiente para expandir os negócios de forma física, e não tinha nenhuma possibilidade de abrir novas filiais pelo país. Daí surgiu a ideia de criar supermercados virtuais nas estações de metrô. Isso mesmo, diversos painéis foram colocados com as fotos dos produtos e o QR Code, aí, bastava selecionar e realizar a compra. Os produtos chegam em casa com toda praticidade e você não precisava se deslocar para o supermercado ou enfrentar filas. Tudo bem ao alcance da mão.
Dá uma olhada neste vídeo e confere como tudo aconteceu na prática:

Metro São Paulo

No Brasil, o metrô também possui ações com o QR Code. Com iniciativa da prefeitura de São Paulo, foram distribuídos diversos QR Codes pelas estações de metrô com link para o site mobile do serviço de metrô. O objetivo era informar pelo celular os horários, linhas disponíveis e assim por diante. Ficou curioso pra ver? Olha aqui o site mobile da estação de Metrô de SP clique aqui.

Como criar um QR Code

É possível criar gratuitamente seu QR Code, basta colocar o link e o site gera automaticamente:
Bom, agora é aproveitar a oportunidade para utilizar o código nas ações de marketing para gerar interação com muito mais conteúdo. Se fizer algum, conta pra gente depois aqui ó:

  • Share post

Por Redação Luz Própria

A redação Luz Própria é formado pelas áreas de performance, planejamento, SEO e desenvolvimento.
Todos colaboram para que você tenha um conteúdo especializado e útil.