--> Redes Sociais como banco de dados e informação - Luz Própria Blog | Blog Luz Própria

Redes Sociais como banco de dados e informação

Que as redes sociais estão no auge e fazem parte do dia a dia de milhões de pessoas todo mundo já sabe. Mas o que fazer com esse conteúdo todo gerado nas redes sociais? Ou melhor, o que sua empresa pode fazer com esse conteúdo?

Antes de chegar ao ponto, vamos definir dois conceitos que ajudarão a entender:

Web 1.0: é a denominação dada para a primeira geração da internet. A internet, em seu início, era utilizada apenas para fins de pesquisa. Seu trunfo era a grande quantidade de conteúdo porem os sites não eram interativos e o usuário era um mero espectador da página que ele acessava.

Web 2.0 (hoje em dia): o usuário deixa de ser mero espectador e passa a ser ator principal, além de buscar conteúdo, passa a criar conteúdo e informação de forma autônoma. Surgem as mais diversas formas de interatividade e vem tomando força significativa a partir das mídias sociais, canais onde o usuário tem a total liberdade de criar conteúdo.

O consumidor tem o poder em suas mãos, hoje ele é livre e pode fazer e dizer o que bem entender na internet. E o que as pessoas dizem na internet se tornou importante objeto de pesquisa e monitoramento para auxiliar as empresas a manter suas vendas e suas marcas sadias. É aí que a empresa entra.

“O que o consumidor produz na internet, as conversas que as pessoas constroem na rede podem ser uma boa matéria-prima para insights e identificação de tendências que auxiliam a publicidade no planejamento, na criação e na mídia.” diz Bartira Pontes, diretora de estratégia interativa da BorghiErh/Lowe.

As pessoas estão nas redes sociais, conversando sobre seus gostos, interesses, hábitos, produtos favoritos e frustrações. O papel da empresa nesse contexto é estar preparada para “ouvir”, filtrar o que há de interessante e utilizar a informação de maneira proveitosa para todas as partes envolvidas, gerando conteúdo pra seu público e se relacionando com ele. E aí, sua empresa está preparada?

by Fernanda Spinosa

south florida real estate listings

  • Share post