--> Seis formas de lidar com a crise na sua empresa - Luz Própria Blog | Blog Luz Própria

Seis formas de lidar com a crise na sua empresa

Os tempos difíceis podem assustar empreendedores, mas este pode ser um bom momento para inovar e acreditar no seu potencial.

Atualmente, muito se ouve falar sobre a crise que atinge o país. Para empresários de visão, este é o momento de investir. Enquanto muitos empreendedores pisam no freio, outros aceleram e ultrapassam os concorrentes. Para entender melhor este período, separamos algumas dicas pra aprender a lidar com a crise e tirar dela algum proveito.

1 – Crises podem ser previstas

Bons empreendedores estão antenados no que se passa na economia do país e como isso afeta direta ou indiretamente o seu negócio. Alimentam-se de múltiplas fontes de informação e buscam a opinião de outras pessoas. Sabem perceber o humor de quem está à sua volta, em especial, seus clientes. É capaz de tomar decisões baseadas nessas percepções, e estão abertos para aprender e mudar seus velhos conceitos.

2 – Toda crise tem um ciclo

Crises possuem começo, meio e fim. Há momento certo de reduzir ou investir; perseverar ou abandonar. Analise bem o seu público e o momento econômico, e tome decisões.

3 – Não fique parado esperando a crise passar

Um dos maiores erros que um empreendedor pode cometer é achar que “nada mudou” e que a crise não terá impacto sobre o seu negócio. Muitas vezes, o impacto não é direto, mas vem em cadeia. Por isso, em momentos de crise, deixe a arrogância de lado. Proteger o seu negócio é muito mais importante.

4 – A crise tem saída

Não confunda crise com tragédia. Em toda crise, há uma decisão que pode ser tomada. Caso não haja, trata-se de tragédia, e este não é o nosso foco. Portanto, em tempos difíceis, é importante ter conhecimento e ousadia para tomar a medida certa, por mais audaciosa que ela possa parecer.

5 – Para cada crise, uma solução diferente

Cada um vive a crise de forma diferente, portanto, a saída não é igual. Não adianta seguir detalhadamente os passos de outro empreendedor sem entender direito a sua crise. Elas começam e terminam em momentos diferentes, podendo ser mais leves para alguns e mais prejudiciais para outros. Não cometa o erro de “andar com a manada”.

6 – Seja habilidoso na crise (malabarista)

Para ter sucesso na crise e passar por ela de forma saudável, é preciso ter algumas competências específicas:
– Capacidade Analítica: Você deve ser capaz de entender como a crise o afeta, especificamente. Tenha atenção e capacidade analítica para saber quando ela vai começar, quanto tempo irá durar, e entender se está melhorando ou piorando. Antecipando o que vai acontecer, você poderá tomar decisões mais cedo.
– Imunidade: Tenha a capacidade de ficar imune ao mau humor que toma conta do ambiente. Há uma fala turbulenta e assustadora que alimenta e é alimentada pela mídia, mas que, no fundo, pode não fazer nenhum sentido para o seu negócio. Permaneça frio e tranquilo.
– Agilidade: Seja capaz de tomar boas decisões e colocá-las em movimento rápido. A crise tem um tempo, e o seu bolso também. Por isso, agir no tempo certo e com inteligência é essencial.

Existem diversas maneiras de lidar com a crise, e continuar fazendo o que você já faz, não é uma delas. Então mãos à obra!

Fonte: Endeavor – https://endeavor.org.br/stock pairbinary options affiliate programs

  • Share post

Por Redação Luz Própria

A redação Luz Própria é formado pelas áreas de performance, planejamento, SEO e desenvolvimento.
Todos colaboram para que você tenha um conteúdo especializado e útil.