--> Tráfego em agência de publicidade. O que é? - Luz Própria Blog | Blog Luz Própria

Tráfego em agência de publicidade. O que é?

Depois que sai do Atendimento, quanto tempo um job leva para ficar pronto e chegar ao cliente para aprovação? Quanto tempo ele fica na redação? E na criação? Para controlar as demandas, fluxos e tempo de execução, é fundamental contar com um Tráfego.

Tráfego em agência. O que é?

Para entender melhor a função desse profissional, é só fazer uma analogia: pense no trânsito de uma grande cidade depois de uma tempestade. Os semáforos pararam e alguns pontos estão congestionados, mas o trânsito não pode parar. Quem chega para organizar tudo isso e reverter os congestionamentos é o agente da Companhia de Engenharia de Tráfego.

Quando falamos em Tráfego, aqui na Luz Própria, estamos falando de um profissional que administra todos os processos para que nada saia do prazo. Para isso é fundamental que ele esteja próximo de tudo o que acontece na agência e saiba qual a melhor forma de distribuir e controlar a execução das tarefas.

O que faz o tráfego?

Além de organizar as demandas e se relacionar bem com todas as áreas da agência, o tráfego deve passar uma visão geral sobre o andamento de cada cliente para transmitir ao Atendimento e ao Planejamento.

O Tráfego deve estruturar um cronograma e garantir que os projetos sejam executados no prazo e de acordo com o planejamento. Por isso é importante que saiba criar mecanismos de comunicação eficientes para conversar com todos os departamentos.

Esse profissional também deve estabelecer um ritmo de trabalho organizado que respeite os critérios de prioridade preestabelecidos nos departamentos da agência. Essa organização também serve para que seja possível prever problemas e antecipar ações que diminuam os transtornos. Entender o ritmo de trabalho da agência facilitará a ação do Tráfego em caso de problemas que exigem uma reorganização.

Resumindo, o Tráfego é um grande gerenciador de tempo que visa a otimização dos processos em todos os departamentos de uma agência de publicidade.

Como deve ser um profissional de Tráfego?

Um bom profissional de tráfego deve ter seis características essenciais:

  • Ser um gestor
  • Saber equilibrar organização e prioridade
  • Manter bom relacionamento interpessoal
  • Proatividade
  • Liderança
  • Facilidade de gestão de conflitos

Também é importante que o profissional seja multidisciplinar e analítico para compreender o que envolve cada projeto e a complexidade das tarefas. Dessa forma, é mais fácil negociar prazos e estabelecer uma política de trabalho apropriada para cada tipo de demanda.

Por todas essas características, os profissionais não precisam ter necessariamente formação em Publicidade, podendo ser formados em administração ou relações Públicas. O importante é ter conhecimento em metodologia e organização do trabalho.

O mercado de trabalho para o Tráfego

A função do Tráfego ainda é uma novidade em muitas agências, sendo que geralmente é o Atendimento e Planejamento que ficam com a missão de organizar as demandas de cada um dos seus clientes. Mas é importante destacarmos que o tráfego possui habilidades específicas para analisar o fluxo de trabalho como um todo.

As demandas são cada vez maiores e com prazos pouco flexíveis. Cenário que faz com que as empresas fiquem atentas ao potencial de profissionais especializados no controle do fluxo de trabalho e aos benefícios que essa função pode trazer para a empresa.

  • Share post

Por Redação Luz Própria

A redação Luz Própria é formado pelas áreas de performance, planejamento, SEO e desenvolvimento.
Todos colaboram para que você tenha um conteúdo especializado e útil.