--> Web Vídeos: uma opção a favor da sua marca - Luz Própria Blog | Blog Luz Própria

Web Vídeos: uma opção a favor da sua marca

Hoje falo um pouco sobre a utilização de vídeos na internet e como eles podem ser opção de mídia para sua marca.

Não é de hoje que o consumo de vídeos na web vem mudando. Alguns aspectos como o aumento do acesso a banda larga e ferramentas de produção mais acessíveis (câmeras, celulares, etc) fazem com que mais vídeos sejam postados e vistos diariamente, além do aumento do tempo online dos brasileiros. Segundo infográfico publicado no site mvflux, em 2011 cerca de 48 horas de vídeos são postadas por minuto no YouTube (clique para ver o infográfico completo) e esses vídeos são facilmente distribuídos através das mídias sociais, em um simples esquema de “muitos enviando dados para muitos”.

Mas como inserir minha marca nesse contexto? Como fazer com que meu vídeo seja forte na Web? Não existe uma fórmula secreta, mas a chave de tudo, novamente, está no conteúdo relevante.  E alguns passos interessantes podem ser citados:

Escolha do conteúdo

Uma boa dica é começar com a pergunta “O que as pessoas falam em seu dia-a-dia que eu posso incluir o meu produto, a minha marca?” Conteúdo divertido, inusitado ou simplesmente diferente do “já feito pelos outros” é capaz de te levar além, o importante é fazer com que esse conteúdo tenha relação positiva com a sua marca e seu público alvo.

Uma opção são vídeos explicativos sobre os benefícios e funcionamento de seu produto, pois podem ajudar seu consumidor e traz segurança e confiança quanto a sua marca e isso fará com que ele divulgue mais o seu conteúdo, positivamente. Mostrar seu produto em situações o cotidiano faz com que ele seja visto como útil. Um exemplo simples e eficiente, com mais de 60.000 visualizações é um vídeo explicando as funções do Samsung Star 3G. (clique para ver o vídeo).

Ser claro e objetivo.

Vídeos curtos e que passam a mensagem de forma clara são mais bem vistos e lembrados, do que aqueles que duram mais de 10 minutos. (salvo vídeos que necessitam REALMENTE de um conteúdo maior, como documentários).

Edição dos vídeos

Os vídeos não precisam ser 100% profissionais mas precisam de cuidado quanto a qualidade e a detalhes que, se não percebidos, podem acabar com sua campanha, como áudio baixo, imagem desfocada, entre outros. Lembre-se, é a imagem da sua marca que está em jogo.

Onde posso divulgar meus vídeos?

Existem diversos players quando se fala em compartilhamento de vídeos mas o YouTube é, sem dúvida, um dos mais conhecidos. Segundo André Telles, em seu livro A Revolução das Mídias Sociais, o YouTube tornou-se um dos destinos líderes para conteúdos em vídeo, em grande parte em razão da sua simplicidade: tudo o que você precisa é de uma câmera e algo a dizer. Ao incluir vários vídeos, você automaticamente começa a criar um canal (uma espécie de página para seus vídeos), tudo isso para que as pessoas explorem o conteúdo que você ou sua marca tem a oferecer, em uma página só.

As ferramentas são muitas e estão aí para ajudar, basta uma câmera em mãos e idéias para concretizar. Mãos a obra e bom trabalho.

  • Share post