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Marketing de Conteúdo para profissionais da saúde

A internet é uma ferramenta importante para a vida profissional de todos, inclusive de profissionais da saúde. Criar conteúdos informativos para os meios digitais é a chave para dominar a internet.

A popularização das redes sociais transformou a vida profissional de todos, especialmente, a maneira de se divulgar de modo a tornar-se relevante nas área em que atua.

Marketing de Conteúdo para profissionais da saúde

Se antes o marketing pessoal era coisa de gente famosa ou de magnatas, agora tornou-se uma ferramenta mais democrática e comum entre profissionais de diferentes áreas, inclusive entre profissionais da saúde.

No entanto, manter uma conta nas redes sociais não é o bastante para destacar-se no meio digital, é preciso produzir conteúdos relevantes para o seu público.

Uma ótima forma de fazer isso é usando o marketing de conteúdo, por meio dele é possível educar a população, conquistar novos pacientes e construir uma relação mais próximas com eles.

O que é marketing de conteúdo?

O intuito do marketing de conteúdo não é apenas chamar a atenção de uma grande quantidade de pessoas, essa área do marketing também se destina a conectar empresas e profissionais com o seu público, ajudando-os com conteúdos relevantes e úteis.

No caso da área da saúde essa é uma ferramenta vital, já que a saúde é um tópico importante para todas as pessoas e, ainda assim, muitas coisas permanecem desconhecidas ou mal contadas.

A fim de agregar valor a sua marca ou a sua imagem profissional é possível criar conteúdos valiosos em diversos formatos e linguagens, entre eles estão:

  • Blogs
  • Landing Page
  • E-book
  • Webinar
  • Podcast
  • Cases de clientes
  • Redes sociais
  • Infográfico
  • E-mail marketing
  • Newsletter

É importante ressaltar que para chegar ao maior número de pessoas produzir um conteúdo de qualidade não é o suficiente. Isso porque, atualmente, há muitas pessoas produzindo conteúdos, por isso você irá enfrentar concorrência mesmo na internet.

Por esse motivo, é preciso garantir que seu conteúdo apareça na primeira página de mecanismos de busca, como o Google, e assim, seja acessado por mais pessoas. A técnica SEO – sigla em inglês para Search Engine Optimization ou Otimização para motores de busca, em português, é a ferramenta que te ajudará com isso.

Com o SEO é possível, por meio de pesquisas de palavra-chave, saber os assuntos mais pesquisados por seu público e produzir conteúdos sobre esses temas, utilizando as palavras-chave mais pesquisadas por eles.

Dessa maneira,  o Google irá encontrar o seu material e escolhê-lo como um dos melhores para mostrar na primeira página.

Pense da seguinte forma: você é especialista em aparelhos ortodônticos para adolescentes e quer ganhar mais pacientes para a sua clínica.

Para fazer isso por meio do marketing de conteúdo você terá que produzir conteúdos educativos sobre o tema usando as palavras-chave “aparelho ortodôntico” ou “aparelho invisível”, porque você identificou, a partir de um levantamento, que esses são os termos pesquisados pelo seu público quando eles querem saber mais sobre aparelhos ortodônticos.

Como fazer marketing de conteúdo

A primeira coisa a se fazer antes de começar a usar o marketing de conteúdo é conhecer o seu público-alvo e ele, por sua vez,  irá mudar dependendo da sua especialização. Para garantir assertividade crie uma persona.

A persona é um paciente ou cliente fictício que irá representar o seu público-alvo. Para desenvolver sua persona você precisará saber mais do que a doença dela, por exemplo. Por isso reúna informações como: a idade, região em que mora, classe social, religião, hábitos, gostos, profissão, sonhos, estilo de vida.

Ao definir a sua persona você irá saber exatamente qual conteúdo produzir,  em quais canais veiculá-lo, a melhor linguagem a ser usada, além de definir estratégias mais assertivas para o seu nicho.

Com o conteúdo certo você poderá gerar uma relação sólida de confiança com o seu público e, assim, se tornar referência no seu campo de atuação. Lembre-se que as pessoas tendem a criar laços com produtores de conteúdo que atendam a cada etapa da vida delas e suas necessidades, mostrando expertise no segmento em que atuam.

Para criar essa relação com as pessoas que consomem seus conteúdos, siga as seguintes dicas:

Mostre-se presente na vida das pessoas

Saiba onde encontrar os seu público e produza conteúdos que atendam às suas necessidades na hora em que elas aparecerem de modo a mostrar que você se preocupa com eles.

Faça testes e mude a estratégia

Uma das melhores partes do marketing de conteúdo é que é possível mudar a estratégia rapidamente.

É impossível acertar de primeira, por isso, provavelmente, você terá que modificar a sua abordagem à medida que for colocando sua estratégia em prática.

Para que essas mudanças sejam certeiras, monitore os números de quantas pessoas estão sendo alcançadas, de engajamento, do tempo em que as pessoas passam no seu site ou blog, entre outros.

Se for necessário, faça mudanças nos seus conteúdos para ver o que funciona melhor.

Aplique o funil de vendas

Lembra que falamos sobre atender as necessidades do seu público a medida em que elas forem aparecendo? Isso não em feito com base em achismos, mas com base no funil de vendas, técnica que é a base do marketing de conteúdo.

O funil é dividido em três etapas que correspondem a cada momento de decisão das pessoas: o topo, o meio e o fundo.

Veja como isso pode ser aplicado no exemplo da clínica odontológica citado acima:

  • Topo do funil: aqui serão feito conteúdos com assuntos mais amplos e educativos. Por exemplo: faça um texto sobre aparelhos ortodônticos explicando o que são e como são os tratamentos de modo geral.
  • Meio do funil: ainda focamos em informações nessa etapa, o objetivo é passar confiança e mostrar autoridade na área do problema que se propõe solucionar. Por isso, aqui já é possível falar sobre o aparelho ortodôntico transparente, bem como suas vantagens e informações sobre o tratamento como alternativa para aqueles que não querem usar aparelhos metálicos.
  • Fundo do funil: essa é a última fase do processo de decisão, aqui a pessoa já sabe o problema que tem e que você é uma autoridade no assunto, agora ela precisa escolher o seu consultório para fazer o tratamento. Por isso, você já pode falar diretamente sobre a sua clínica para garantir que quando ela pesquisar por “tratamento de canal preço”, por exemplo, ela opte por você e seu trabalho.

Diante dos tempos em que estamos vivendo nunca se fez tão necessário o acesso à informações confiáveis e bem produzidas sobre saúde. Por isso, é fundamental que aqueles que conhecem o assunto profundamente compartilhem informações com a população.

Além disso, a internet é, inevitavelmente, mais um instrumento de trabalho, seja qual for a profissão desempenhada. Os meios digitais são mais uma forma de se estabelecer na profissão e fazer conexões.

Texto produzido por Estela Lima, redatora da empresa Clínica Ideal.

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Por Redação Luz Própria

A redação Luz Própria é formado pelas áreas de performance, planejamento, SEO e desenvolvimento.
Todos colaboram para que você tenha um conteúdo especializado e útil.