--> Micro e Pequeno Empreendedor: proteja o seu negócio da crise - Luz Própria Blog | Blog Luz Própria

Micro e Pequeno Empreendedor: proteja o seu negócio da crise

post2

O atual momento que a economia brasileira vive, exige um planejamento maior nos negócios, especialmente para as Micro e Pequenas Empresas (MPE). O primeiro semestre de 2015 registrou uma queda de 11,9% no faturamento das MEPs comparado ao ano anterior. Mas a crise que atinge o país, não deve ser encarada com temor e estagnação. Pelo contrário, é hora de agir.

– Não fique parado esperando a crise chegar: (homem com escudo)
Muitas vezes, não é possível sentir a crise se aproximando. Quando percebermos, pode ser tarde, por isso, movimente o seu negócio. Promova ações e descontos que tragam mais pessoas para o seu empreendimento.

– Saiba organizar as suas contas: (papelada)
Na hora de realizar pagamentos, estabeleça prioridades. Há contas que não oferecem flexibilidade de acerto, como água, luz, gás, telefone e os funcionários. Impostos e taxas também devem ser priorizados, pois podem levar à penhora de bens em caso de inadimplência. O que resta é negociar com os fornecedores. Combine o adiantamento do pagamento dentro de quatro, cinco ou seis meses com os principais, até a situação se normalizar.

– De olho nos juros: (lupa)
Se você possui empréstimos com bancos, os de juros mais altos devem ter atenção especial, pois os atrasos podem fazer o débito crescer até tornar-se impagável. Procure rever com a instituição financeira o saldo devedor e propor um parcelamento viável. Fazer um empréstimo com juros menores para quitar o mais caro pode ser uma boa alternativa.

Saber organizar a sua empresa é essencial para driblar a crise, mesmo que o seu negócio seja pequeno. E o controle das finanças é o primeiro passo para contrariar as estatísticas e fazer o seu empreendimento prosperar. O que está esperando?

*Fonte: Sebrae-SP
http://www.sp.agenciasebrae.com.br/sites/asn/uf/SP/tempos%E2%80%93de%E2%80%93cobertor%E2%80%93curtochange lifecyclemiami real estate agencies

  • Share post